Páginas

sábado, 23 de novembro de 2013

Bolo de banana com farinha de banana verde

Olá pessoal!

Hoje me inspirei para fazer um bolo sem glúten e sem leite delicioso com farinha de banana verde. Para quem não conhece, a banana ainda verde é considerada um alimento funcional pois, quando se cozinha, apresenta alto conteúdo de amido resistente na polpa da fruta.

Esse amido resistente é um tipo de carboidrato que não é digerido e absorvido sendo fermentado lá no intestino grosso. Quando a fruta amadurece, esse amido se transforma em açúcar.

A fermentação da banana verde no intestino grosso produz ácido grados de cadeia curta (AGCC) que são substâncias que ajudam no bom funcionamento do organismo e também estão associadas a prevenção de diversas doenças, principalmente o câncer e diabetes.

A banana verde também é fonte do prebiótico frutooligossacarídeo (FOS) que é um outro tipo de carboidrado que não é digerido e que estimula o crescimento de bactérias "boas" do cólon (bactérias probióticas). Os prébióticos modificam a composição da microbiota intestinal de tal maneira que as bactérias benéficas do organismo tornam-se predominante, o que melhora o funcionamento do intestino como um todo.

Além disso, o FOS ajuda a reduzir a liberação de glicose após as refeições contribuindo no melhor controle da glicemia e ainda ajuda diminuir a concentração de ácidos grãos e colesterol no sangue.

Bom, vamos para a receita que é sem glúten e sem lactose. Super fácil de fazer, por sinal!


Ingredientes:
- 1 ovo grande
- 1/4 xícara de açúcar mascavo
- 1/4 xícara de óleo de coco (dá pra fazer com óleo de soja ou canola)
- 1 xícara de farinha de banana verde
- 1 xícara de farinha sem glúten (FSG)
- 1 xícara de leite de soja
- 3 bananas
- 1 colher (sobremesa) de canela
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata o ovo com o açúcar, acrescente o óleo e misture bem. Em seguida, acrescente o leite e as farinhas. Bata até ficar homogêneo. Acrescente as bananas e a canela. Bate até desmanchar tudo (pode demorar um pouquinho). Junte o fermento em pó e mexa com o auxílio de uma espátula. Coloque em uma forma untada com óleo e farinha sem glúten. Asse até dourar (cerca de 40 minutos em forno 180ºC).

É uma opção excelente para antes do treino ou para aquela vontade de um docinho no meio da tarde!


2 comentários: